O Climate Policy Initiative divulgou (Dezembro/2023) um panorama do avanço na implementação do Código Florestal contendo a radiografia do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Programa de Regularização Ambiental (PRA) nos estados brasileiros no ano de 2023.

O CAR e o PRA são fundamentais para o Código Florestal brasileiro, sendo ferramentas essenciais na implementação e monitoramento das diretrizes ambientais. Enquanto o CAR é um instrumento para mapear propriedades rurais, identificando áreas de preservação permanente e reservas legais, o PRA serve para regularizar passivos ambientais, promovendo a conciliação entre produção agropecuária e conservação ambiental.

Quais foram os destaques positivos?

Seis estados ganharam visibilidade neste ano — Minas Gerais, Alagoas, Pará, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul — conquistando grandes avanços por meio da adoção de alguma(as) das estratégias abaixo:

– Contratação de empresa especializada;

– Reforço na equipe técnica do CAR;

– Uso de ferramenta de análise dinamizada; e

– Implantação de atendimento presencial e call center.

Dos seis estados mencionados, quatro deles — Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná e São Paulo — incorporam ferramentas automatizadas na análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR), o que, sem dúvida, acelerou a conclusão das análises de cadastros sem pendências. Em termos percentuais, Mato Grosso do Sul registrou o maior avanço, com um aumento de mais de 600% no número de cadastros finalizados pelo órgão competente, saltando de 1.800 CARs em 2022 para mais de 14 mil em 2023. Em números absolutos, tanto Pará quanto São Paulo superaram a marca de 34 mil CARs com análises concluídas. São Paulo obteve um avanço ainda mais significativo, triplicando o número de cadastros concluídos com relação à 2022. Vale destacar que os dois estados com maiores avanços, Mato Grosso do Sul e São Paulo, usam a tecnologia da Vega Monitoramento para acelerar seus resultados.

Como a tecnologia impulsiona o avanço sustentável?

Nesta jornada para garantir a sustentabilidade e preservação ambiental, outros instrumentos se tornam fortes aliados, como a plataforma LYRA, que permite o Compliance Socioambiental contendo visões como: embargos ambientais, desmatamento e unidades de conservação que permitem fazer uma radiografia da situação atual da propriedade.

As soluções verdes da VEGA como o carbono REDD+ e créditos de carbono também são formas de incentivo ao processo de conservação. A VEGA tem desenvolvido metodologias para a identificação do Potencial de Carbono (Laudo e Módulo Inteligência de Carbono), que atendem aos padrões VERRA e SocialCarbom e avançam na construção de sistemas de agricultura regenerativa buscando incorporar boas práticas de campo, de forma a atender as principais certificações de mercado (2BSVs, RTRS, Proterra EPA) e protocolos carbono como Cool Farm Toll e GHG.

As soluções VEGA permitem maior segurança nas operações de crédito rural e seguro agrícola, alinhado às iniciativas do Banco Central do Brasil. A solução permite avaliar quem tem impedimento de acesso ao crédito por não estar em conformidade ambiental. Neste ponto, o Laudo de Conformidade, que permite realizar o diagnóstico aprofundado da situação do CAR confrontando os dados que foram declarados pelo produtor no momento de cadastro com o que realmente existe na propriedade, e o monitoramento socioambiental da Plataforma LYRA são excelentes meios para mitigação de risco.

Precisando escolher a melhor plataforma de monitoramento ambiental?

Vamos conversar?