Rastreabilidade na agroindústria: Segurança para que consome, valorização de quem produz
Saber a origem dos alimentos e em quais condições eles são produzidos é um direito de todo consumidor e, no mundo, é cada vez maior a consciência sobre isto. As iniciativas são muitas, no entanto, muitas empresas do agronegócio ainda enfrentam desafios significativos para implementar sistemas de rastreabilidade em suas operações.
Para muitas dessas empresas, as questões que surgem incluem:
- Custo e Investimento: Qual o custo inicial para implementar a rastreabilidade de grãos, por exemplo, e como esse investimento pode se pagar a longo prazo?
- Complexidade Técnica: Como integrar a rastreabilidade aos processos já existentes e quais tecnologias são necessárias?
- Gestão de Dados: Como coletar, armazenar e analisar os dados gerados ao longo da cadeia produtiva?
- Regulamentação e Conformidade: Quais são as exigências legais e como garantir que a empresa esteja em conformidade com elas?
A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), define a rastreabilidade como um conjunto de procedimentos que permitem detectar a origem e acompanhar a movimentação de um produto ao longo da cadeia produtiva.
No contexto da agroindústria, a rastreabilidade de origem funciona através da identificação de cada etapa do processo de produção, desde a escolha das sementes até a entrega do produto. Isso é feito através de um sistema de identificação que permite a identificação de cada lote de produção. Esses lotes são marcados com um código único, que permite a identificação da origem e do percurso do produto.
Esse processo também envolve a documentação de cada etapa do processo de produção. Isso inclui informações sobre os fornecedores, as práticas agrícolas, os produtos químicos utilizados, as datas de colheita e os processos de armazenamento.
Vantagens da rastreabilidade de origem para a agroindústria
A implantação da rastreabilidade pode oferecer muitos benefícios para as agroindústrias e consumidores, como:
- Identificação do processo de produção: a rastreabilidade permite a identificação de todas as etapas do processo de produção, desde o plantio até a entrega do produto. Isso permite um maior controle sobre a qualidade dos alimentos, além de garantir a origem e segurança dos produtos.
- Controle de qualidade mais preciso: com tecnologia, a rastreabilidade de grãos chega a outro patamar. É possível identificar possíveis problemas no processo de produção, desde a escolha das sementes até a distribuição dos produtos. Dessa forma, é possível tomar medidas preventivas para garantir a qualidade dos alimentos.
- Menos de perdas: com um controle mais preciso do processo de produção, é possível evitar perdas durante suas etapas, o que significa que os produtores podem economizar tempo e recursos.
- Segurança do consumidor: esse processo ajuda a garantir a segurança dos alimentos que são produzidos e comercializados. Isso significa que os consumidores podem confiar nos produtos que estão comprando, o que é fundamental para a saúde pública.
A tecnologia como aliada
Dentro desse cenário, que inclui a coleta de dados desde o plantio até a distribuição, o mercado pressiona o setor do agronegócio a adotar soluções inovadoras que permitam o acompanhamento preciso de produtos ao longo de toda a cadeia de produção.
Para além da rastreabilidade agrícola, a tecnologia desempenha um papel fundamental na eficiência e produtividade do agronegócio. Sensores, drones, análise de dados e Inteligência Artificial estão sendo aplicados para monitorar o clima, otimizar o uso de recursos naturais, como água e fertilizantes, e melhorar a gestão de rebanhos.
Muito além das porteiras
Do ponto de vista da agroindústria, para ser efetiva, a rastreabilidade precisa ir além do monitoramento agrícola, ou seja, das etapas dos processos envolvidos entre o plantio e a colheita. É necessário fazer uma análise macro, envolvendo os processos que acontecem para além das porteiras da fazenda.
A inteligência artificial como parte do processo
Como o volume de dados e a agilidade são essenciais para que o processo seja realmente efetivo, a Vega Monitoramento oferece o LYRA, um sistema que utiliza o sensoriamento remoto e a inteligência de dados para a construção da rastreabilidade de origem.
Diagnóstico profundo para decisões assertivas
A plataforma realiza os diagnósticos socioambientais de pessoas, empresas e territórios, monitoramento agroclimático e inteligência territorial. Para isso, se baseia nas camadas públicas e privadas de risco socioambiental e agrícolas, agregando valor e ajudando no gerenciamento de riscos reputacionais e das negociações.
É um sistema composto por soluções inovadoras, que agregam valor à sustentabilidade da produção agrícola, ajudando às empresas ligadas ao agronegócio na tomada de decisões estratégicas, que levam ao desenvolvimento sustentável de seus negócios. Tudo isso em uma painel personalizado para as especificidades do segmento em que a empresa está inserida.
O futuro chegou à agroindústria e nossas soluções são o melhor caminho para colocar sua empresa dentro dessa revolução. Fale conosco para entender como a expertise Vega pode somar ao seu negócio.