Plataforma LYRA: Sensoriamento Remoto para o Agronegócio

A plataforma Lyra é um sistema de soluções inovadoras via sensoriamento remoto para o agronegócio, que comprova e cria valor para a sustentabilidade da cadeia produtiva de diversos modos, apoiando os clientes a tomarem decisões estratégicas de forma preditiva e assertiva, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do negócio.

Com soluções que iniciam com um cadastro territorial de forma completa, a Lyra permite a ligação de pessoas e empresas a territórios e faz com que essa junção crie a rastreabilidade da origem almejada pelo mercado exportador de grãos, pluma etc.

Com a construção dos polígonos das propriedades, o sistema permite a realização de diagnósticos socioambientais, cruzando o polígono da propriedade e os envolvidos nela ligados, a 20 critérios socioambientais de regulamentações ambientais e de associações que norteiam o setor de exportadores brasileiros de grãos e pluma.

Esse cruzamento permite que os usuários enxerguem de forma clara e objetiva, todos os fornecedores diretos no quesito do compliance socioambiental e protegja-se de sanções e multas ambientais, tanto quanto, ter a ligação da marca e atividades ilegais de cunho social ou ambiental.

A junção da rastreabilidade de origem com o compliance socioambiental é o principal elemento almejado por grande parte das empresas do setor agro, pois necessitam comprovar aos importadores e consumidores, que seguem as normas estabelecidas pelo mundo com relação a sustentabilidade e meio ambiente.

Hoje as empresas buscam essas soluções de forma automatizada para ter escala e eficiência operacional, pois cruzar grande parte desses critérios requer tempo.

Mais do que verificar as propriedades e personas ligadas nos diversos critérios socioambientais, os usuários precisam acompanhar o desenvolvimento dos fornecedores ao longo de toda a jornada comercial, necessitando monitorar diariamente se os critérios estão sendo seguidos. Pensando nisso, a LYRA possui um módulo de monitoramento socioambiental, que permite o usuário acionar esse mecanismo e ter a segurança sistêmica da realização do monitoramento diariamente, onde o sistema irá alertar o usuário caso a propriedade ou seus envolvidos, tenham mudanças no resultado da primeira analise socioambiental realizada.

Pensando na agilidade de diagnosticar potenciais clientes e áreas de fornecedores, a LYRA possui um módulo que permite a realização de diagnósticos socioambientais com base em um CAR, CPF, CNPJ, polígono livre no mapa, sem a necessidade de cadastro, dando agilidade na tomada de decisão e evitando esforços desnecessários, evidenciando através da exportação do relatório no formato PDF.

A plataforma Lyra contém um módulo de monitoramento agroclimático, especialmente ligado às práticas agrícolas do campo, onde o sistema detecta vários elementos via sensoriamento remoto, com frequência de atualização entre 5 e 7 dias.

As informações geradas pelo sistema trazem previsibilidade e auxiliam na mitigação de riscos, visto que, identificam e quantificam a cultura semeada, gera expectativa de produtividade, data da realização do plantio, previsão e acompanhamento da colheita, previsão climática, gráficos auxiliares para melhor acompanhamento e visualização e outros fatores estratégicos para acompanhar de forma remota as atividades realizadas no campo nas propriedades de interesse.

Com o carrossel de imagens satelitais, é possível o usuário navegar no tempo e verificar as mudanças de uso do solo e realizar os mais diversos diagnósticos.

A VEGA traz como novidade para o módulo de monitoramento agroclimático, o alerta de desmatamento (área superior a 1,55ha), queimada e detecção de plantio em área embargada, visando auxiliar os usuários no acompanhamento de forma preventiva a esses elementos que são de grande importância e fragilidade para o setor.

O monitoramento transcreve com grande fidedignidade esses elementos ao usuário, gerando uma eficiência operacional ímpar, pois permitirá a empresa usuária da LYRA, ter assertividade nas visitas a campo a serem realizadas no curto e médio prazo.

A plataforma LYRA se comunica com a rede neural da VEGA via API, onde navega sobre um big data de identificação de áreas plantadas dos últimos anos, mapa de produtividade por município nos estados brasileiros com produção agrícola, conta com uma base de dados de mais de 48 milhões de hectares monitorados na safra e safrinha em todo território nacional, além de uma base de dados climáticos de mais de 30 anos, permitindo a geração de uma inteligência territorial e comercial diferente das existentes no mercado.

Com o módulo de inteligência, a LYRA permite aos usuários a navegação em tela GIS, com a possibilidade de ativar camadas publicas ambientais e regulatórias e cruzá-las com dados de culturas e produção, construindo assim, uma visão diferenciada da carteira de fornecedores cadastrados no sistema, com o mapa de oportunidades, demonstrando em mapa, onde estão as melhores oportunidades de expansão comercial. Com a integração de sistemas ERP, a Lyra permite a construção da visão de marketshare e customershare, modificando o tradicional CRM tabular para uma visão espacial.

Por fim, a plataforma LYRA traz para o mercado uma visão de gestão dos ativos ambientais, permitindo o usuário agregar uma visão ambiental as práticas agrícolas, construindo uma safra ambiental, agregando grandes diferenciais ao produtor rural e seus coligados.

A VEGA vai incorporar dentro da plataforma uma visão MRV (mensurar, reportar e verificar) as questões relacionadas ao balanço de emissões de gases de efeito estufa de cada propriedade, possibilitando a descoberta de potenciais crédito de carbono, PSA ou relacionar uma gama de propriedades e suas respectivas produção a um “selo” do balanço de emissões.

Além da plataforma LYRA, a VEGA possui uma série de laudos que contribuem para o desenvolvimento sustentável e regulatório, são eles:

  • Laudo técnico agrícola: Via sensoriamento remoto, a VEGA monitora o desenvolvimento das lavouras, avaliando e identificando a cobertura do solo, o processo de colheita, a identificação da cultura, apontando a expectativa de produtividade da propriedade, evidenciando as atividades da safra ou safrinha. O laudo pode ser vinculado a emissão de uma ART;
  • Laudo Diagnóstico agroclimático: É uma avaliação das condições agrícolas e climáticas do imóvel na safra ou safrinha atual e os dados históricos de 3 safras e/ou safrinha e dados climáticos para o mesmo período. Contém informações básicas do solo e do CAR;
  • Conformidade ambiental do CAR: Avalia as condições do imóvel CAR quanto as sobreposições com outros imóveis, uso e cobertura do solo declarada e mapeada, apontando as inconformidades entre ambos e com o código florestal brasileiro;
  • Laudo de fiscalização Bacen: Fiscaliza as operações que envolvam crédito financeiro subsidiado para o custeio de produção agrícola afim de atender a resolução do BACEN n 4.427 de 2015;
  • Laudo Bacen resolução 140: Evidencia os empreendimentos com restrições de acesso ao crédito rural em razão de dispositivos legais ou infralegais sobre as questões sociais, ambientais e climáticas;
  • Laudo de Benfeitorias: Avalia via sensoriamento remoto o processo de desenvolvimento do uso da terra e construção de benfeitorias rurais e urbanas, evidenciando a mudança via imagens satelitais em dois a três momentos;
  • Laudo de Valoração da terra: Busca identificar o valor de um imóvel rural, seja para conhecimento do valor real do bem, como para o controle patrimonial ou cumprimento de legislação e normas, utilizando bases privadas adquiridas pela VEGA;
  • Laudo agrícola: Avalia as condições agrícolas atuais e de mudança de uso do solo em anos anteriores, destacando a área de plantio e tempo de abertura, focando na evidenciação da fertilidade do solo em virtude das práticas agrícolas ao longo do tempo;
  • Laudo de dados históricos: Tem como objetivo avaliar as condições agrícolas e climáticas do imóvel rural com um olhar para o passado, evidenciando 5 anos de dados. Cria uma análise acumulativa de longo período via gráfico de NDVI, demonstrando em dois momentos, a área em 2008 e atualmente.

Gostou do conteúdo acima? Então vai adorar saber ainda mais. Clique abaixo e conheça cada detalhe da Plataforma Lyra!

Compartilhe!