Geotecnologia a serviço da sustentabilidade: o caso da Secretaria de Agricultura de São Paulo

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma das ferramentas mais importantes para garantir a regularização ambiental e a sustentabilidade das propriedades rurais brasileiras. Em São Paulo, essa política pública se transformou em um exemplo de eficiência, inovação e inteligência territorial, graças à integração entre gestão pública, tecnologia e visão estratégica.
Nos vídeos a seguir, você confere como a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo vem modernizando suas operações com o apoio de tecnologia da Imagem Geossistemas e Vega Monitoramento: ampliando a transparência, a velocidade das análises e o suporte ao produtor rural.
1. Entrevista: Tecnologia e Regularização Ambiental em São Paulo
Depoimento de Antônio Goto Filho, Assessor Técnico de Gabinete da Secretaria de Agricultura de São Paulo.
Nesta entrevista, Goto destaca como a Secretaria alcançou a liderança nacional em regularização ambiental, sendo responsável por mais de 57% dos cadastros validados no país.
Ele também ressalta o papel da tecnologia na isonomia das análises, garantindo que todas as propriedades sejam avaliadas com os mesmos critérios técnicos e de forma transparente, um avanço significativo para produtores rurais e para o meio ambiente.
Assista à entrevista completa abaixo:
2. Case CAR-SP: Inteligência Territorial e Inovação para São Paulo
Apresentado por Antônio Goto Filho durante o Gov Summit.
Na palestra, o assessor técnico compartilha o processo de transformação digital que permitiu quintuplicar o volume de validações do CAR desde 2023.
Ele detalha o papel das geotecnologias e do sistema SICAR-SP, desenvolvido para integrar informações, automatizar análises e apoiar a tomada de decisão.
Com o uso de inteligência territorial e dados geoespaciais, o Estado passou a oferecer mais eficiência, segurança jurídica e sustentabilidade ao produtor rural. Conciliando crescimento econômico e preservação ambiental.
Assista ao vídeo completo abaixo:
Um novo patamar de governança ambiental
O trabalho da Secretaria de Agricultura de São Paulo mostra que é possível unir eficiência pública, inovação tecnológica e sustentabilidade em um mesmo propósito.
A partir da digitalização dos processos e da análise inteligente de dados geoespaciais, o Estado tem se tornado referência nacional em gestão ambiental rural e uso estratégico do território.